banner
Reserve Agora

Serra do Cipó

Serra do Cipó

A Serra do Cipó é um local cercado de história e com natureza exuberante próximo a uma das capitais mais importantes do país.

Não há palavras que façam justiça à Serra do Cipó, a maior biodiversidade por quilômetro quadrado em todo o mundo, com média de 300 dias de sol por ano, incontáveis nascentes d’água e altitudes entre 800 e 1.700 m – tudo a apenas 90 km de Belo Horizonte, com acesso muito fácil ao Aeroporto de Confins.

A Serra do Cipó está localizada entre os municípios de Itambé do Mato Dentro, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Nova União e Santana do Riacho, em Minas Gerais. Faz parte da província geológica da Serra do Espinhaço. Sua história geológica é complexa e data do período pré-cambriano, com suas rochas arenosas formadas por depósitos marinhos há mais de 1,7 bilhão de anos.

Além da importância geológica, a Serra do Cipó é considerada um divisor natural das bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Doce. A diversidade da sua vegetação é altíssima, e muitas espécies são encontradas somente ali. A fauna é representativa e abriga várias espécies ameaçadas de extinção.

Para preservar este patrimônio natural, foi criado o Parque Nacional Serra do Cipó. São ao todo cem mil hectares de cerrados, campos rupestres e matas, além de rios, cachoeiras, cânions, cavernas e sítios arqueológicos preservados.

Passeio para o Vale do Travessão

Vale do Travessão

           

Campos de Altitude

Campos de Altitude

 

Estatua do Juquinha

Estatua do Juquinha

           

Cachoeira Grande

Cachoeira Grande

 

Ponte de Pedra em forma de arco

Ponte de Pedra em forma de arco

           

Pintura Rupestre - Vale do Travessão

Pintura Rupestre - Vale do Travessão